Centro de Referência Infanto Juvenil em Santa Rosa


No decorrer dos últimos anos, tanto o Governo do Estado quanto o Município de Santa Rosa tem olhado com muita atenção para as vítimas de violência sexual e doméstica, com isso firmando parcerias no atendimento psicossocial de pessoas vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.

Outro avanço, fruto desta parceria, tomará forma no próximo dia 24 (quarta-feira) com início das perícias psíquicas no Centro de ReferênciaInfanto Juvenil - CRAI. O centro atenderá crianças e adolescentes vitimados por violência sexual e doméstica.

Esta semana, a Psicóloga e a Assistente Social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Dirce Grösz, estiveram no CRAI em Porto Alegre, para capacitação no acolhimento de vítimas em situação de vulnerabilidade e colaboração na produção de prova forense.

Hoje estas perícias são realizadas no CRAI do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, que atende uma média mensal de 2000 crianças e adolescentes vítimas de violência. Ressalta Coordenadora dos CRAIs Médica-Legista Psiquiatra Angelita Maria Ferreira Machado Rios.

Após o curso de formação dos novos peritos psicólogos e psiquiatras do IGP no mês de outubro, oito novas cidades iniciaram perícia psíquica em vítimas de violência sexual e doméstica, são elas: Santa Rosa, Santa Maria, Santana do Livramento, Pelotas Lajeado, Caxias, Osório e Canoas

Com a abertura deste serviço possibilitará um importante avanço na prevenção da violência e interrupção no ciclo da violência. Ressalta Solange T. Griza Assessora de Políticas para as Mulheres do município.

O CRAI de Santa Rosa está instalado junto à Sala Lilás de Perícias, em anexo ao Posto Médico Legal, (PNL). A edificação da Sala Lilás também foi fruto de parceria entre o Estado, o Município de Santa Rosa e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Rosa - CONSEPRO.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Rosa RS

Facebook


Twitter


Sound Cloud