Enchentes já tiraram mais de 3 mil pessoas de casa, em 19 cidades gaúchas


As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já tiram pelo menos três mil pessoas de casa em 19 cidades. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual, há 780 moradores desabrigados, que recebem alojamento em locais públicos, e outros 2.139 desalojados, em casas de amigos e parentes.

Até o momento, relataram essa situação as cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Ijuí, Santa Teresa, Santa Rosa, São Sebastião do Caí, Maquiné, Estrela, Candelária, Espumoso, Rolante, Cidreira, Bom Jesus, Pedras Altas, Colinas, Muçum, Arroio do Meio e Encantado.

A mais afetada é São Sebastião do Caí, onde a cheia do Rio Caí atingiu 1.827 pessoas. A Defesa Civil encaminhou 38 famílias para dois abrigos municipais e 1,7 mil foram para as casas de vizinhos e familiares. O município registra danos em 435 edificações. Segundo a prefeitura, o Rio Caí já atingiu 14,12 metros e deve subir mais até a noite desta quarta-feira.

Desaparecimento e morte

Em Colinas, no Vale do Taquari, um idoso está desaparecido após o carro que dirigia ter sido levado pela enchente. Nestor Mazarolo, de 73 anos, percorria a ERS-129, nessa manhã. Até o início da noite, ele ainda não havia sido encontrado.

O temporal também resultou em um óbito na cidade de Caxias do Sul, na Serra. Um homem morreu após um deslizamento de pedras atingir a residência dele, nessa terça-feira. Na hora do acidente, por volta das 19h, chovia muito. Os bombeiros só retiraram a vítima dos entulhos, já sem vida, por volta das 22h. Geisson Maximovitz, de 35 anos, teve o corpo sepultado no fim da tarde desta quarta-feira. Uma mulher também ficou ferida, mas sobreviveu. A cidade contabiliza dez bairros com risco de deslizamentos e três casas interditadas com risco iminente de caírem.

FONTE: Camila Diesel / Rádio Guaíba

Facebook


Twitter


Sound Cloud