Vinte e nove cooperativas da região de Santa Rosa recebem assessoramento da Unidade de Cooperativismo da Emater


A Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar tem o desafio de assessorar a 29 cooperativas de 23 municípios da região administrativa de Santa Rosa ao longo de 2018. Neste ano, os destaques são para a execução do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e para a expectativa do desenvolvimento das atividades de Chamada Pública voltada ao cooperativismo, com recursos do Governo Federal.

As ações das sete Unidades de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, existentes no Estado, norteiam-se pelo Plano Plurianual (PPA) 2016 - 2019. A UCP de Santa Rosa tem como um das estratégias de atuação o fomento a intercooperação entre as cooperativas assessoradas pela unidade. "A necessidade de ampliação dos mercados e consequentemente a continuidade do fornecimento a estes mercados demandam uma atuação em conjunto e planejada que inicia no planejamento da sua produção passando diretamente pelos canais de distribuição, área vital para a competitividade dos preços ofertados aos consumidores. A logística deve ser planejada e executada em conjunto com as cooperativas otimizando os processos", destaca o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, ao explicar a finalidade de algumas das ações junto às cooperativas.

Por meio das 29 cooperativas do Programa de Extensão Cooperativa (Pec) busca-se beneficiar, no total, os 2.827 associados vinculados diretamente. O PEC, que está em execução desde 2012, contempla o apoio à gestão e à educação para cooperativas, com atividades focadas em diagnósticos organizacionais, planos de aprimoramento, cursos e capacitações para associados e conselheiros fiscais e administrativos, fomento à intercooperação e formação de novas cooperativas e associações.

Além do Programa de Extensão Cooperativa que já vem sendo executado, está previsto para este ano o início da execução de chamada pública, através de um termo de parceria entre a Anater e a Emater/RS-Ascar, por meio do qual devem ser abrangidas 20 cooperativas em 17 diferentes municípios da região de Santa Rosa.

Servat esclarece que a execução destes dois programas "contempla o assessoramento na gestão e planejamento das cooperativas, áreas bastante deficitárias e, ao mesmo tempo, vitais para o desenvolvimento econômico e social destas organizações". Os resultados são percebidos pelo desenvolvimento das cadeias produtivas locais, possibilitando e fomentando o fortalecimento regional, nos setores primário, secundário e terciário.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Facebook


Twitter


Sound Cloud