Dia do Colono e Motorista será celebrado com programação especial na região de Santa Rosa


O dia 25 de julho é uma data de celebração no Noroeste Gaúcho, sendo lembradas duas categorias fundamentais para o desenvolvimento da região, com um papel essencial no acesso à alimentação saudável, diversificada e de qualidade. Comemora-se nesta data, o Dia do Colono, responsável pela produção de alimentos, e do Motorista, que faz essa produção e tantos outros produtos chegar aos diferentes pontos do Estado e do país. Além disso, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor.
Ao reconhecer essa importância, a Emater/RS-Ascar e diversas entidades estão se mobilizando para as festividades desta data. Entre os atrativos da programação está a 2ª Festa de Integração do Colono e Motorista de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, no próximo dia 24/07, a partir das 9h30 no Centro de Eventos, na BR-472, em Boa Vista do Buricá. Em torno de 1mil pessoas são aguardadas na festa. O lucro será destinado ao Hospital de Boa Vista do Buricá.
O evento é uma promoção do Rotary Club de Boa Vista do Buricá, Emater/RS-Ascar, Prefeituras de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Hospitalar Boa Vista.
Também no domingo (24/07), acontece a Festa do Colono e do Motorista de Porto Lucena. No evento promovido pelo Grêmio Esportivo Lajeado Bonito, com apoio de Prefeitura e da Emater são esperadas em torno de 400 pessoas. A programação inicia-se às 9h, na Sociedade Grêmio Esportivo de Lajeado Bonito, com missa, seguida de benção dos veículos. Logo após haverá desfile de carretas agrícolas e máquinas agrícolas, sendo que haverá premiação para participantes. Ao meio-dia, haverá almoço de confraternização. À tarde a festa continua com sarau dançante animado pelo grupo Estampa Crioula.
O 6º Encontro do Agricultor e da Agricultora, de Campina das Missões, será realizado no dia 26 de julho. A programação será norteada pelo tema "Sementes Crioulas e Alimentação Saudável". A acolhida será a partir das 9h, na Linha 8 de maio, seguida de celebração ecumênica e palestra sobre Sementes Crioulas e Alimentação Saudável.
Às 11h30min acontece a abertura da Feira de Produtos Coloniais e Artesanato. Também haverá troca de sementes e mudas.
Ao meio-dia será servido almoço. À tarde será realizado momento cultural com atividades diversas. Às três da tarde haverá avaliação, benção de envio, e partilha de lanche.
O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Igreja Metodista e Igreja Ortodoxa. Sugere-se aos participantes do evento, levar sucos naturais, lanche, sementes crioulas, plantas medicinais e receitas caseiras para partilhar. Na oportunidade, num gesto concreto de solidariedade, também serão recolhidos alimentos e produtos não perecíveis para doação à Associação Assistencial Cultural e Hospitalar Pe. Benedito Meister, mantenedora do Hospital Campina.

Facebook


Twitter


Sound Cloud